2 dias x 5 turmas + 1 clube de Leitura =
150 sorrisos
ou 300 olhares espantados e encantados
Há um ano que estávamos à espera que viesses estar connosco. Valeu a pena esperar, pois estivemos 2 dias ( bem esticadinhos) com a Margarida.
Os meninos e meninas perguntaram, perguntaram, perguntaram…
A Margarida respondeu a tudo, fez truques com palavras e ideias e desafiou os meninos a imaginarem e a escreverem.
Os grandes chamam a estas actividades - Oficinas de Escrita Criativa -.
Exemplo 1 - Recontar a velha fábula da célebre corrida entre a lebre e a tartaruga, escolhendo outros 2 animais. Desafio: Não usar a letra e em nenhuma palavra:
Ah! Ah! Vejam bem o que pode sair sem “E”:
«Um dia, uma Chita convidou uma vaca. Iriam juntas a uma corrida. A Chita pensava:
– Sou a mais rápida, vou ganhar à vaca.
Abalou, lá andou. Como já estava com muito avanço, dormiu mil + uma noites. Uma boa folga!
Voltou à corrida, mas quando chegou…
A vaca já estava com a medalha ao pescoço.»
OH! Falhou mesmo no fim! Podia não dar uma medalha mas:
- A vaca, a rir às gargalhadas, estava com uma taça nas patas!
Os meninos e meninas perguntaram, perguntaram, perguntaram…
A Margarida respondeu a tudo, fez truques com palavras e ideias e desafiou os meninos a imaginarem e a escreverem.
Os grandes chamam a estas actividades - Oficinas de Escrita Criativa -.
Exemplo 1 - Recontar a velha fábula da célebre corrida entre a lebre e a tartaruga, escolhendo outros 2 animais. Desafio: Não usar a letra e em nenhuma palavra:
Ah! Ah! Vejam bem o que pode sair sem “E”:
«Um dia, uma Chita convidou uma vaca. Iriam juntas a uma corrida. A Chita pensava:
– Sou a mais rápida, vou ganhar à vaca.
Abalou, lá andou. Como já estava com muito avanço, dormiu mil + uma noites. Uma boa folga!
Voltou à corrida, mas quando chegou…
A vaca já estava com a medalha ao pescoço.»
OH! Falhou mesmo no fim! Podia não dar uma medalha mas:
- A vaca, a rir às gargalhadas, estava com uma taça nas patas!
Exemplo 2 – Agora, não se podem usar as letras u e r
«Nesse dia, vi o velho elefante Capacho e a amiga baleia. O elefante desafiando-a disse:
- Vamos a uma competição de velocidade?
A Baleia zangada:
- Está bem, mas no oceano!
A baleia começa com exibições dos dotes marinhos. Nadava e lançava jactos. Pareciam fontes em plena actividade.
Então, o elefante pensava:
- Isto está mal! Já não ganho!
Eeeescapou! O texto teve que usar muitos truques para evitar verbos no infinito e no pretérito perfeito e os que’s.
Não parou por aqui.
Com estas letras: P T R O A, quantas palavras se podem inventar?
9 Palavras. É verdade! São 9: Prato; Tropa; Optar; Trapo; Parto; Rapto; Porta; Potra e... Estás a topar?
Com as letras RSDCMNPL, escreve um texto.
E o texto (custou, mas por fim lá saiu) foi:
«O Plano do Dia:
- Nadar na cama
- Dormir no mar.
A Rosa adora isso! Sair de casa? Sim, para ir dormir no mar, mas não podia nadar na cama!
Na praia acorda com raios de sol.
Sai da praia para ir dormir na cama de casa.»
A Poppy estava doente no dia do encontro e fez um esforço de última hora para vir à Biblioteca Municipal. Há meses que andava a ler os livros da Margarida, uma das suas escritoras favoritas. Sonhava com este encontro desde o Verão. Todos sabem que a Poppy quer ser escritora quando for grande. Fez muitas perguntas. Uma das perguntas foi:
Poppy – Margarida, que conselhos daria a uma criança que quer ser escritora quando for grande?
Margarida – Ler muito. Arranja um caderninho para ir apontando ideias (poucas palavras em poucas linhas). Quando a história começar a surgir na cabeça, experimenta várias maneiras de a contar e escolhe a melhor. Treina a criatividade.
Queridos leitores do blogue,
- ao 6º B e 5º E da EB 2/3 Poeta Bernardo Passos; 4º Ano da sala da Pfroª Elisabete Guerreiro e 4º ano da sala da Profª Fernanda Sancho da EB1/JI e, ainda, 4º ano da sala da Profª Umbelina Gonçalves da Escola de Vilarinhos.
Vejam a confusão para ter um autógrafo da Margarida !
Sem comentários:
Enviar um comentário